domingo, 13 de março de 2011

Dicas para se economizar energia


- A substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, além de iluminar melhor, economizam cerca de 40% de energia elétrica e duram 10 vezes mais que as lâmpadas comuns.

- Durante o dia, dê preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas da casa.

- Não pinte o teto e paredes internas da casa com cores escuras. Ambientes assim exigem lâmpadas mais fortes que consomem mais energia.

- Mantenha portas e janelas fechadas durante a utilização do ar condicionado e não instale o aparelho exposto aos raios solares.

- A limpeza do filtro do ar condicionado deve ser feita freqüentemente. A sujeira acumulada dificulta a passagem do ar e força o aparelho. Isso provoca aumento do consumo de energia.

- Mantenha o aparelho de ar condicionado desligado quando o mesmo ambiente estiver vazio.

- Coloque o chuveiro elétrico na posição "verão" nos dias quentes, pois o consumo é 30% maior na posição "inverno".

- Mantenha limpos os orifícios da passagem de água do seu chuveiro elétrico.

- Evite tomar banho de chuveiro elétrico nos horários de pico (das 17h às 21h).

- Observe a borracha de vedação da sua geladeira periodicamente. Vedação defeituosa provoca um dos maiores desperdícios de energia.

- Evite armazenar líquidos ou alimentos quentes na geladeira nem coloque líquidos em recipientes sem tampa, pois provocam maior gasto de energia.

- Só abra a porta da geladeira quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo.

- Nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis. Mantenha as serpentinas sempre limpas e livres de objetos.

- Freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.

- Utilize, nas lavadoras de roupas, a medida de sabão indicada pelo fabricante para evitar enxágues repetidos.

- Máquinas de lavar e secar devem ser ligadas somente quando houver a quantidade máxima de peças.

- Acumule a maior quantidade de roupas para passar de uma só vez e, se possível, faça isso em um dia da semana.

- Evite passar roupa quando diversos aparelhos elétricos estiverem ligados ao mesmo tempo.

Conceitos de Eficiência e Economia com Luz

Eficiência: a eficiência de uma lâmpada é a maneira como ela consome energia elétrica. Nas lâmpadas incandescentes e halógenas, 80% da energia utilizada é transformada em calor e apenas 15% gera luz. Toda esta energia transformada em calor é lançada no ambiente, causando aumento da temperatura e desconforto. As lâmpadas fluorescentes e as fluorescentes compactas (Energy Saver - economizadoras de energia) tem outra maneira de funcionar, produzindo mais luz e emitindo pouco calor. Então, podemos dizer que uma lâmpada é mais eficiente à medida que a maior parte da energia consumida por ela é destinada à produção de luz. Utilize em luminárias embutidas ou spots as lâmpadas incandescentes refletoras (SYLVASPOT), que possuem o facho de luz dirigido, com maior aproveitamento da luz produzida e direcionando o calor gerado para o facho de luz, não causando superaquecimento na luminária. Outra opção seria utilizar lâmpadas fluorescentes compactas sem o reator integrado, para melhor aproveitamento físico da luz produzida, ficando sobre o forro, o reator.

Economia: pinte o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica.
Estima-se que a iluminação seja responsável por uma pequena parcela do consumo de energia do lar (entre 10% e 20%). Porém esta parcela pode ser ainda mais reduzida com a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de alta tecnologia. Isso sem nenhum prejuízo no nível de iluminação e com uma série de benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente e a diminuição da troca de lâmpadas, pois elas além da economia no consumo, têm a vida útil maior que as lâmpadas incandescentes.

Quantos Kw consome uma lâmpada por hora?
Basta dividir a potência da lâmpada por 1000 que terá o consumo em 1 hora de uso.