A eletricidade estática é a acumulação de cargas elétricas em um corpo condutor, semicondutor ou isolante. Essa eletricidade ocorre pelo fato dos átomos nos corpos apresentarem desequilíbrio em sua neutralidade. O fenômeno da eletricidade estática acontece assim que os átomos de um corpo perdem ou ganham elétrons e acaba ficando carregado positivamente ou negativamente.
A eletrostática estuda as propriedades das cargas elétricas em repouso de um corpo eletrizado, onde podemos dividir em três tipos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. O estudo se basei um dois principios, um diz que num sistema isolado a soma algébrica das cargas elétricas se conserva, e o outro, que as cargas de mesmo sinal se atraem e cargas de sinais contrários se atraem também.
Corpos ditos eletricamente neutros são aqueles que apresentam em sua estrutura o mesmo número de prótons e elétrons. Eles podem apresentar desequilíbrio em sua neutralidade pelo motivo de uma diferença na quantidade de cargas positivas e negativas em sua estrutura, que quando em contato com outros corpos ocasionam o movimento ordenado de cargas elétricas, gerando carga elétrica. O choque térmico se tem apartir da passagem de corrente elétrica por um determinado corpo.